Java: o que é, linguagem e Guia para iniciar na tecnologia

Quando compilamos ocódigo, não é gerado um executável específico para um sistema operacional, comoacontece em outras linguagens de programação. O compilador, chamado javac, traduz o código para bytecodes,e estes bytecodes serão interpretados pela JVM. Pensando nisso, neste artigoiremos apresentar uma parte de grande importância da plataforma Java.

linguagem java

Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL). Nocódigo da Listagem 7, criamos ummétodo separado do método main(), chamado calculaDelta(), e também utilizamos uma classe utilitária chamada Math, para calcular a raiz quadrada dovalor de delta. Na primeira linha da classe Media(exibida na Listagem 5) importamos aclasse Scannerdo pacote java.util.Depois criamos uma instância dessa classe, com o nome entrada,passando por parâmetro System.in. Istoinforma à instância que utilizaremos a entrada padrão do computador, que é oteclado.

Classes[editar editar código-fonte]

A fórmula para calcular ointervalo negativo é -2(bits -1) e para o intervalo positivo temos 2(bits- 1) – 1. Após compreender os pilares da Orientação a Objetos na teoria e na prática, um importante passo na busca pelo código de https://www.codecademy.com/profiles/web7269783829 qualidade é aprender sobre os princípios SOLID. Você já deve ter ouvido falar que um bom código precisa ter alta coesão e baixo acoplamento. A coesão é uma medida que indica quão bem delimitado está cada módulo do nosso código.

A plataforma Java traz o coletor de lixo, que se encarrega de limpar a memória de objetos não referenciados. Para executar as aplicações Java no nosso computador é necessária a instalação do ambiente de execução do Java ou JRE. Ela é uma camada de aplicação e é instalada no sistema operacional, fornecendo a biblioteca de classes e os recursos necessários para a execução do código Java pela JVM. Se você já utilizou um internet banking, provavelmente deve ter visto um aviso para instalar ou atualizar o Java.

Antes de tudo: para que serve o Java?

Isso porque, como já dito, qualquer plataforma que possua a Máquina Virtual Java (JVM) pode executar os programas nessa linguagem. Além disso, vale dizer que essa linguagem possui uma sintaxe similar a C e C++, porém em um modelo mais simples, uma extensa biblioteca de rotinas e APIs e um gerenciamento automático de memória, o Garbage Collector. Assim, qualquer plataforma que possua a JVM instalada pode executar as aplicações em Java. Uma classe é como https://puce-rabbit-htm46z.mystrikingly.com/ um modelo para a criação de objetos, que tem as mesmas características da classe à qual pertence. Além disso, Java também conta com a linguagem tipada, já a Javascript não, e essa última linguagem de programação também só pode ser utilizada no browser. A sua principal utilização é na criação de jogos de computador e de sistemas de operação, mas também serve para programas de computador, automação de residências e até mesmo para máquinas industriais.

Afinal, há muitos e muitos anos essa é uma das linguagens de programação mais consagradas e populares do mundo. Após processar o fecha-chaves do método main a linguagem libera a memória dos objetos até então em uso. Além das características já mencionadas, podemos notar que Java também é uma linguagem tipada.

Aula 2 – O que vamos construir nesse curso?

Mas graças aos deuses da programação, temos uma série de ferramentas, algumas gratuitas e outras proprietárias, que atendem às nossas necessidades. Vamos listar aqui algumas das mais utilizadas no mundo Java, as famosas IDEs (Integrated Development Environment). Para começar a desenvolver as suas aplicações usando https://www.zazzle.com/mbr/238603129368879531 a plataforma Java, o que não pode faltar é o nosso querido JDK e um editor de texto – isso mesmo, um bloco de notas ou similares. A ideia aqui é conseguirmos ocultar parte do nosso código para implementar segurança a fim de que a modificação na estrutura de um determinado objeto não afete outros em nosso sistema.

Para que uma aplicação Java possa se comunicar com placas arduino, podemos recorrer à biblioteca Javino, que possui uma biblioteca para Java e outra para Arduino. Ela foi desenvolvida pelos professores Carlos Pantoja e Nilson Lazarin, do Cefet-RJ, com base na pesquisa A Robotic-agent Platform for Embedding Software Agents Using Raspberry Pi and Arduino Boards. Então, se o seu objetivo é trabalhar com o desenvolvimento de aplicativos, o Java é uma ótima opção para estudos, fornecendo ferramentas para escrita de código, depuração e teste. Pensando na implementação de aplicações em redes, o Java entrega uma boa solução para segurança das aplicações nele desenvolvidas. Há possibilidade de se especificar o nível de segurança ou determinar que aplicativos como applets sejam seguros ou não.

Торговые платформы IBKR
PREVIOUS POST
Guía de Desarrollo Web MDN
NEXT POST